A AET – Associação Estudo e Trabalho foi fundada em São Paulo por um grupo de amigos em 2002 com a missão de transformar a vida de adolescentes e jovens da periferia da cidade por meio da educação.
Sua atuação começou em uma casa pertencente à Paróquia de Santana, zona norte de São Paulo, quando o Pe. Tommaso Leporale propôs a um grupo de leigos que desenvolvesse um trabalho que pudesse ajudar a comunidade carente da região. Com o desejo de responder às necessidades desta comunidade, o grupo optou por oferecer cursos breves de formação que pudessem servir como instrumento para pessoas com dificuldades de encontrar trabalho. Também em 2002 começaram as aulas de reforço escolar preparatórias para o “vestibulinho” (prova de admissão para cursos públicos de ensino médio). Com o tempo, o reforço escolar se tornou a principal atividade desenvolvida para despertar nos alunos o gosto pelo estudo.
A AET parte do princípio que a educação é um instrumento fundamental para o crescimento e desenvolvimento humano e social da pessoa. Os alunos quando recebem uma educação adequada têm mais condições de enfrentar os desafios que a vida lhes impõe. Ajudar o aluno a adquirir uma consciência crítica da realidade e, assim, torná-lo mais consciente de sua vida e de suas ações é um dos princípios de atuação da associação.
Alguns marcos significativos
2002 a 2006 – A AET é fundada como Sociedade Menino Edimar (SOME). Três fatores motivaram a sua criação: a oferta de um espaço físico pelo pároco da igreja de Santana a um grupo de amigos; o desejo deste grupo de amigos de envolver-se (e envolver pessoas de seu relacionamento) em iniciativas sociais de caráter educativo pessoal e profissional; e a identificação de uma causa – a carência de formação profissional e de educação de qualidade para os jovens da periferia de São Paulo.
Missão
Proporcionar educação complementar para jovens e adultos e orientações que lhes possibilitem ingressar e permanecer no mercado de trabalho.
Os objetivos foram perseguidos através de múltiplas ações como:
- o reforço escolar do ensino fundamental;
- o oferecimento de cursos de formação e capacitação profissional ;
- propostas culturais que visam à valorização da pessoa e ao aprofundamento do sentido do trabalho.
2007 – 2016 – Uma dificuldade (o término do contrato de comodato do imóvel cedido pela Paróquia de Santana) levou à necessidade de mudar a sede para outro lugar. Um novo espaço foi identificado no Jardim Canaã, na zona noroeste da capital. Trata-se de um local de urbanização recente, com alta densidade populacional e com grande carência de estrutura educacional e cultural para seus jovens.
Com a mudança de endereço, veio também a mudança de nome da entidade para Associação Estudo e Trabalho para se adequar às novas exigências da legislação. As atividades passaram a ser desenvolvidas no Centro Comunitário do Jardim Canaã.
Foram promovidas aulas de reforço escolar para auxiliar alunos do 9° ano das escolas públicas da região (EMEF “Remo Rinaldi Nadeo”, “Paulo Prado”, Jardim Monte Belo” e “Edgar Carone”) com foco no vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais ou qualquer outro processo seletivo para o Ensino Médio.
2017 aos dias atuais
Com o início de uma grande reforma no Centro Comunitário do Jardim Canaã, a AET teve que mudar o local das aulas de reforço.
As aulas passaram a ser realizadas no CAPES – Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social, localizado no mesmo bairro. Diferentemente, das sedes anteriores, o espaço é cedido mediante de uma remuneração aos proprietários do imóvel.
Em 2020, durante a pandemia de COVID-19, as aulas presenciais foram suspensas em função dos riscos de transmissão. Para não interromper as atividades nesse período, foram ministradas aulas a distância com o uso do aplicativo Google Sala de Aula.
Também durante esse período, se começou um projeto piloto de mentoria, onde os alunos a cada 15 dias encontram com um tutor para troca de experiências, para ajudá-los no planejamento dos estudos e para mantê-los informados sobre o mercado de trabalho e outras oportunidades.